quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Um dia de chuva



"Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol.
Ambos existem;
cada um como é. "

Alberto Caeiro

Fato: não aprecio um dia de chuva.
Constato:
De nada isso importa.
Meus gostos
e desejos pessoais
(até porque não sei os porquês de tal desconforto)
Nunca hão de mudar
As coisas do mundo.
Elas são como deveriam ser.
Obedecer  o tempo
E os ciclos.
O dia,  a noite , o sol, a chuva, os ventos e furacões
Não nos dão esse poder.
Essa é a realidade das coisas da natureza.
O sol não nos pergunta
Absolutamente nada
Simplesmente e excelsamente
Amanhece.
Faz-se luz.

O dia, a noite, o sol ,
a chuva, maremotos e furacões.
E tudo que nos rodeia
Nem se importam conosco,
os humanos.
Penso  que sabem da sua superioridade.
E da nossa humana insignificância.

Uma errata: "sabem da  minha insignificante presença"

Acerca do que eu comecei este assunto?
Ah, a chuva que não gosto.

Caeiro -  o Pessoa - é perfeito!
O dia de sol e o de chuva
São exatamente aquilo que são:
Belos .
(coloco aqui um adendo: cada um tem seu conceito de beleza)
Necessários e
Essenciais à nossa vida!
(isso não tem contestação)
Pois que tudo e todas as coisas deste mundo
Estão exatamente como deveriam ser

Atrevo-me aqui a afirmar que
Neste mundo,
Todos nós.
Os fenômenos e os viventes
Somos divinamente belos.

E o gato na janela?
Muito mais sábio que eu.
Apenas olha.
Enquanto eu penso.
Sobre coisas das quais
Nada posso mudar.

Amanhã vai chover.
Vou olhar, como o gato, a chuva
Pela janela.
E parar de pensar.
Ideias nada servem
Quando o assunto
É o dia , a noite, o sol, a chuva, maremotos e furacões.

O que vier, observo.
Me encanto.
Me protejo.
Ou me calo.

Maria Izabel Viégas

6 comentários:

chica disse...

Linda imagem essa. E a poesia ficou maravilhosa, falando dos sentimentos...Também não gosto muito de dias de chuva, mas depois nos ajudam a mais valorizar o brilho do sol...bjs, chica

Maria Izabel Viegas disse...

Querida Chica!
Sua gentileza é imensa!
UmA alegria seu comentário aqui.
Beijos agradecidos!

Valéria disse...

Lindeza!!! Minha amiga tão filosofa... te achei lá na Leninha e claro que vim te ver...adorei te ler... aprecio sua espontaneidade de ver, sentir, o modo de se expressar.

Estou de "casa" nova... blog novo, se puder, se quiser, uma horinha dessas, vem me visitar... as portas estarão sempre abertas pra você.
Beijos
Valéria

Manuel Luis disse...

Adoro chuva de mansinho pela madrugada, dá um outro colorido ao nascer do sol.
Gosto de te ver novamente a sorrir.
Duplicaste o comentário mas está lá.
Beijos, saúde.

Élys disse...

Que bom que a encontro novamente. Fico feliz...
Creio que você tem razão nesta sua bonita poesia. Ficar feito o gato na janela, apreciando e entendo que tudo existe e tem que ser como se mostra.
Um abraço e obrigado por suas carinhosas palavras.

Élys disse...

Que bom que a encontro novamente. Fico feliz...
Creio que você tem razão nesta sua bonita poesia. Ficar feito o gato na janela, apreciando e entendo que tudo existe e tem que ser como se mostra.
Um abraço e obrigado por suas carinhosas palavras.

O Renasço Ocaso começou aqui: Quer ler? Vou gostar!

Sou por acaso o ocaso

Se sou ocaso Serei o fim Do sonho de estar  em vida? Ou serei Um sonho de transformar-me No sono daquilo que Se agiganta E me...