sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Chove





Chove


"Mas isso que importa! se estou aqui abrigado nesta porta
a ouvir a chuva que cai do céu
Uma melodia do silêncio
que ninguém mais ouve
senão eu?
Chove...
Mas é do destino
de quem ama
ouvir um violino
até na lama."

 - José Gomes Ferreira -


Quando criança
a chuva me impregnava
de alegria.
Ela me arrastava,
ela um rio
eu sempre um barquinho
velas içadas seguindo
as imensas correntezas
que no meu imaginário
se formavam ali
no quintal da minha casa.
Criança, puro instinto
Criança, semente a eclodir
eclodia em prazer.
Renascia a cada temporal.

O tempo passa
a criança já perdeu o seu barquinho
ou escondeu-o num baú
do nem sei onde.
Tenho muitas
outras festanças
guardadas no baú de lembranças.
Tão escondido
que virou tesouro,
perdido
lá no bem distante.
Perdi a chave
Perdi, que pena!
Creio que ficaram nos meus olhos de criança.

Hoje, entretanto, a chuva não é a mesma
Ela não leva mais barquinhos
E sim arrasta casas, prédios, cidades
Arrasta o mundo
O mundo a fez ficar assim.
Pobre chuva.
Tornou-se ácida.

Sinto que os olhos da criança ainda moram comigo.
Há no meu peito um coração que clama:
Volta criança,
fala comigo
Mas escuta,
não só fala!

Sinto que o segredo,
a chave mestre
está no bater do meu coração.

Na próxima chuva
decodifico o código
e volto a brincar na chuva
a não temer
a confiar de novo
no poder criador
e purificador da chuva.

Posso até virar pétalas de flores.
Virar jardim.
E tornar-me 'una' com as águas do céu.
Quem sabe?


Maria Izabel Viégas



3 comentários:

chica disse...

Como sempre, lindo ! Gosto de te ler! bjs, chica

Manuel Luis disse...

Tomara que chovesse agora nesta terra ressequida.
Faz-me recordar as nossas brincadeiras nas poças de água da chuva, mergulhar no rio enquanto fazia trovoada e chovia, Dormir ao som da chuva caindo de mansinho.
Até outro dia de chuva.
Bjs

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Boa tarde amiga!
Boa escolha para essa postagem. Que venha chuvas de bênçãos para todos nós.
Com desejo de muita paz, para que seu fim de semana seja abençoado, deixo esse lindo pensamento de Roupa Nova “A vida tem sons, que pra gente ouvir precisa aprender a começar de novo. É como tocar o mesmo violão e nele compor uma nova canção”.
Abraços da amiga Lourdes Duarte.

O Renasço Ocaso começou aqui: Quer ler? Vou gostar!

Sou por acaso o ocaso

Se sou ocaso Serei o fim Do sonho de estar  em vida? Ou serei Um sonho de transformar-me No sono daquilo que Se agiganta E me...