quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Tens medo de fazer amor comigo?


  "Tens medo de fazer amor comigo?
- Tenho - respondeu ele.
- Por eu ser preta?
- Tu não és preta.
- Aqui, sou.
- Não, não é por seres preta que eu tenho medo.
- Tens medo que eu esteja doente...
- Sei prevenir-me.
- É porquê, então?
- Tenho medo de não regressar. Não regressar de ti."

Mia Couto

Reverencio - te, Mia Couto:
"Tenho medo de não regressar de ti."

Causa, sim, medo
Essa entrega
Esse abrir o coração
ao outro.
O desvario arrebatador
Do encontro de corpos
E mergulhar no amor
Não no fazer sexo.
É maior.
É o sublime encanto
É o ir além
É redescobrir-se
no mais profundo
dessa dualidade
Que se tornou una.
Que se aprisionou.
Se abandonou
Desvanecido
Embriagado no mistério.

Resistir
Voltar atrás?
Como?
Ficou alma na alma.
E cada alma
Em cada um.
É a felicidade.
Já se perdeu de amor.

E se não for tudo verdadeiro,
Fica a mágoa,
a dor,
a saudade?
Onde se reencontrar
o alento
o abrigo
a volta à crença
De que esse amor existe?

Podes estar certo, amigo:
Todos temos medo
de não regressar.
Sufocar - se no outro.

Mas, por sermos assim
fracos,  ou quiçá,  tão fortes
Faremos tantas viagens
Quantas necessárias sejam.

Para o encontro do amor
maior que as desesperanças,
Tudo, infinitamente, vale a pena.

Maria Izabel Viégas


3 comentários:

Valéria disse...

Amei...amei...amei...viajei nas palavras, do Mia e nas suas... beijos,
Valéria

Bombom disse...

Gosto muito de te ler ... e fico sem palavras te responder.
Também gosto muito do Mia Couto, sabias?
Um abraço da Bombom.















Clara Lúcia disse...

Eu tenho esse medo. Acho que já passei dessa fase e tô tranquila assim. Talvez medo de tudo ser mentira... Mas nem tudo é mentira. E se acabar, acabou!
Mia Couto, que lindo!
Beijos!

O Renasço Ocaso começou aqui: Quer ler? Vou gostar!

Sou por acaso o ocaso

Se sou ocaso Serei o fim Do sonho de estar  em vida? Ou serei Um sonho de transformar-me No sono daquilo que Se agiganta E me...