sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A culpa da minha insônia



Sofro de uma doença gravíssima.
Trocar a noite pelo dia.
Dormir de dia
Prazer gostoso.
Dormir de noite
Heresia.
Não é insônia.
Isso tem nome:
Rebeldia?
Ou seriam memórias
De uma pequenina guria?
Que anjo me mandou
nascer de madrugada,
Pontualmente,
Uma hora e vinte,
Numa noite de lua cheia?

Minha mãe e meu pai
acordados.
Até um médico na ativa!
Percebi que o sol
Não se espalhava
Nos tais raios de luz.
Era um sol refrescante
Cheio de charme
Feminino
Descobri que o sol era a lua!

Ora, convenhamos
Qualquer recém nascida
Se confundiria.
No retorno
A essa vida
Aqui nesse planeta azulado,
Concluí que a noite
Era o 'meu' dia!

Assim explicado o fato
Narrado
E por todos
confirmado:
Cresci
Uma mulher de fases
Só acordo nas noites
De lua cheia.

Apesar do meu
Apaixonamento
Por todas
As luas novas
Fase em que
Nova semente
É fecundada
No conluio de amor
Entre o sol e a lua.
Deitam -se, às escuras,
Loucos de amor,
Saudosos e presentes,
Mas invisíveis aos olhos
Dos curiosos e descrentes.

Maria Izabel Viégas



5 comentários:

Manuel Luis disse...

Contrariedades! E eu que nasci num banco de pedra deito de pau à luz de uma candeia apagada enquanto o meu pai lia um jornal sem letras...
Também gosto da tua lua nova, do amor no espaço com o sol refrescante.
Lindo de ler, muito doce.
Bjs

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Que interessante amiga! Amei sua poesia, tenho insônia forte, pena que não durmo durante o dia. Ainda estou na ativa como professora. Me aposentarei por idade. Abraços, fica na paz de Deus.

Valéria disse...

Adorei seus versos, sempre interessantes,revelantes, vivos!!!! Antigamente quando tinha meus meninos pequenos, dormia à tarde, na hora do soninho deles e isso em nada atrapalhava meu sono ao anoitecer... nos dias de hoje, nem pensar em dormir de dia.. senão a insônia, vem rapidinho me fazer companhia rsrsrsr
Boa semana querideza, beijos,
Valéria

Bombom disse...

Cá estou eu de visita a este belo Ocaso e encontro-te com uma poética Insónia. Linda de ler e de imaginar...
Para mim a insónia é muito rara. Sou animal diurno e nem consigo dormir uma sesta (só se estiver doente). Quando era nova nem aguentava um baile à noite, he,he, imagina.
Um abraço desta tua amiga, Bombom

Clara Lúcia disse...

Minha linda, não saberia explicar a insônia tão bem. Apenas sei o que é isso, e não é bom. Insônia de não dormir nem meia horinha... Deitar com o sol e não dormir de jeito nenhum. Passou, graças a Deus!
Beijos, muitos!

O Renasço Ocaso começou aqui: Quer ler? Vou gostar!

Sou por acaso o ocaso

Se sou ocaso Serei o fim Do sonho de estar  em vida? Ou serei Um sonho de transformar-me No sono daquilo que Se agiganta E me...