domingo, 8 de outubro de 2017

Descobridora de insignificâncias



"Poderoso pra mim 
não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso 
é aquele que descobre
as insignificâncias 
(do mundo e as nossas)
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado e chorei." 

 - Manuel de Barros -

Foi assim 
Que, como Manoelito,
o poeta, fiquei corpo e alma
Feliz da vida!
Descobri, enfim:
Sou imbecil
Amo as insignificâncias
Aquelas das quais
O homem nem nota.
Nem cobiça.
Ouro e fortuna é que provocam ambição.
Ouvi de um trabalhador,
ontem, quando tentava
canalizar água numa construção.
E só encontrava terra dourada
e escavando, reclamava:
 - Bem que me aprazia ser ouro.

Como vivo a rebuscar
Tesouros guardados em
Pedras, musgos e novas flores
Tive a maior das venturas
Bem ali no meu jardim
Eis que ela surgiu
De um buraco negro?
Pode ser.
Tudo é possível. 
Nas minhas terras.
De uma formosura imensa
Uma pedra delicadamente bruta
Que reluzia de tanta simplicidade

(A simplicidade tem um fulgor
Que só os tais imbecis nasceram
Com poder mágico de descobrir!)

Ali no meio do nada
(O meio do nada revela mistérios) 
Ela, uma pedra preciosa
A pedra mais linda
que meus olhos já viram.
Vestida de musgo rendado
e  filetes alvos qual hieróglifos
Escritos por seres da floresta
Ou nem sei por quem.

Olhou- me,
bem nos olhos
Sorriu 
(pedra sorri só para os imbecis) 
E me revelou: 
- Sou toda sua.
Senta aqui ,
Preciso lhe contar
muitas histórias do mundo
E das significâncias
do Povo de Pedra.
Há séculos nós a esperávamos.

E foi assim
Ficamos horas a contar nossos segredos.
Sem que uma palavra sequer
Fosse ouvida pelos homens do ouro.
Só pelos imbecis.

Creio que as insignificâncias
e os imbecis adoradores da simplicidade,
Estes, ganharão o reino dos céus.

Bem,
foi mesmo assim.
Eu chorei.
E fui feliz
Os imbecis do poeta
Nascem com os pés num outro mundo.

Maria Izabel Viégas

Um comentário:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Izabel!
Os versos dedicados à simplicidade são profundos e é o que mais busco neste momentos da minha vida...
Seja muito feliz e abençoada!
Bjm de paz e bem

O Renasço Ocaso começou aqui: Quer ler? Vou gostar!

Sou por acaso o ocaso

Se sou ocaso Serei o fim Do sonho de estar  em vida? Ou serei Um sonho de transformar-me No sono daquilo que Se agiganta E me...