segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Nunca não existe?



Nunca seremos totalmente felizes.
Nunca seremos totalmente sofredores.
Nunca não existe.
Totalmente é exagero.
Meio a meio não é medida
de bem-aventuranças
nem de infortúnios.

Quem mais sofreu na vida
é,  talvez, aquele que mais sabe consolar, curar e dar as mãos aos aflitos do mundo.

Quantos de nós aqui
estamos transbordantes
em ternura nos nossos mais conflituosos e incertos momentos de desventura?

Tua dor é grande?
Grande será tua força.
Guarde-a contigo.
Ela se transformará.
Pois se ela é tua.
Só tu podes
Libertá - la do teu jugo.
Salvá-la desse azedume.
Será que a dor não se  cansa de tanto que o homem a retém
Fugindo das causas, da redenção e da cura?

O que é de Deus a Ele pertence.
O que é do homem a ele pertence.
Só a este pertencerá o tempo do quanto carregará e do tempo que será aprisionado por seus temores.

Maria Izabel Viégas


5 comentários:

Diná Fernandes de Oliveira Souza Souza2 disse...

Bom dia Maria Izabel, vim agradecer por ser minha seguidora, desculpe a demora não conseguia encontrar seu link.
Gostei de conhecer sua página e muito da sua poética, nela vejo muita sabedoria e sensibilidade. Estou seguindo seu blog também.
Desejo um abençoado dia com muita paz!
Bjs no coração!

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Olá Maria Isabel! Vim agradecer sua visita e o belo comentário que deixou. seja sempre bem vinda. Amei seu blog, já estou seguindo e com certeza voltarei mais vezes. Amo poesias e as suas são lindas! Abraços

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Lhe seguindo amiga com meus dois blogs. Fica na paz. Bjus

A Casa Madeira disse...

Olá Maria Isabel, estava pensando... com o tempo eu
aprendi que essa coisa de dizer que "numca" realmente não existe.
Com o tempo k, a gente apreende a ser mais Paciente e Desprendido k.
Só o tempo e o criador para nos despreender de certas mazelas.
Ninguém veio ao mundo a passeio k; é melhor viver e aprender feliz, do que viver e aprender com a dor.
Bom e belo poema reflexivo.
Aproveito para agradecer a sua presença lá pela casa.
Como eu sempre gosto de dizer... a vida de um blog se faz de pessoas.
Bom começo de mês de Novembro.
PAZ E BEM.
janicce.

CÉU disse...

Olá, Maria Izabel!

Gosto muito do que escreve, pke me faz pensar e me põe a questionar.
Adorei sua dissertação poética, mas creio que o "Nunca" pode existir. Afirmo, por vezes, nunca serei ladra, nem prostituta, pke é aquilo de k estou mega consciente de há muito. Mas, o devir, o devir?

Somos nós, pessoas, sim, que fazemos o nosso destino, a nossa vida, indubitavelmente.

Beijos e dias feitos por você.

O Renasço Ocaso começou aqui: Quer ler? Vou gostar!

Sou por acaso o ocaso

Se sou ocaso Serei o fim Do sonho de estar  em vida? Ou serei Um sonho de transformar-me No sono daquilo que Se agiganta E me...