domingo, 22 de outubro de 2017

Duas palmeiras e solidão do homem sem amizades

"Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto."
Francis Bacon
Duas espécies de palmeiras.Moram lado a lado.São vizinhas.Duas espécies de humanos.Moram lado a lado.São vizinhos.Serão amigos? ... família? ... parentes? Estão assim juntos Fincados no mesmo solo, no mesmo lar, na mesma igreja, na mesma cidade, Povo?Humanidade?Conjecturo,  apenas Observador, alheio aos seus motivos.Há uma solidão intrigante neste mundo socializado.Há conflitos constantes por opiniões contrárias. Há conflitos analfabetos entre pessoas que expressam a mesma opinião. E se ofendem .E divergem usando o mesmo argumento.Acontece nas redes sociais.Acontece aqui do lado de fora da tela.No mundo dito realQue cada vez mais é virtual.Casais sentados numa  mesa conversando pelo celular na rede social em que são amigos. E ali, casados na vida real, param para tecer comentários sobre algo comumali publicado.Dão um like recíproco.Comem rapidamente e distraidamente.Qual a refeição?Não lembram.Interessante o mundo hoje.Moramos com nosso marido. E fazemos declarações de amor.Nas redes sociais.Ou seja: precisamos mostrar ao mundo o quanto nos amamos.Ao vivo?Não basta!Quantas corações ou likes receberemos?[Viu, amor?Somos realmente aceitos e amados por "todo"o mundo!Até da Islândia recebemos flores(imagens virtuais)!Somos a imagem da felicidade!Nossa!Esquecemos de pagar a conta de luz. Também,  não tivemos tempo, não é? Mas a culpa foi suaQue não me lembrou.Minha?Ora, fica o tempo todo no face e a culpa é minha?E brigam.] Será socialização ou deserto?Difícil vida dos humanos!
Volto a ser o Observador dessas duas palmeiras:O coqueiro que oferta águas doces e polpas divinas.Abriga ninhos de passarinhos.Faz amizades facilmente.É generoso.Dadivoso  durante todo o ano.Acolhe quem dele se aproxima.A palmeira mora no quintal vizinhoVeio do deserto.Demora a frutificar.Tem espinhos fortes e enormes. Afasta pessoas e passarinhosOs donos , os mesmos que a plantaram, a odeiam.Mas não conseguem quem a corte , custa uma fortuna ,Mesmo pagando ninguém dela se aproxima.A soberba do "preciosa palmeira" do deserto desaparece , o amor acabou.Foi somente a imagem de uma realidade que não existiu. Os donos do coqueiro simples e belo são por ele apaixonados.Temem que um dia ele morra.    Penso que as duas são virtuais.Talvez se comuniquem.Talvez.Nada sabemos da amizade entre as plantas.Nem resolvemos a questão dos humanos...  O que fazer para que se tornem mais amigas.Bem.O coqueiro tenta.A palmeira é solidão. Fato, percebam: o Observador está sonhando.Talvez tenha viajado ou se perdido na sua história.  Enfim, acerca das amizades, da solidão  e dos desertos. Nem sempre conseguimos verdadeiras amizades pois não sabemos Como é o ser amigo,  generosos e doadores de felicidadeNutrir quem nos rodeia e receber com gentilezaA dádiva da amizade fraterna.Na vida real e virtual.  Maria Izabel Viégas(o Observador que adora likes). .




Um comentário:

Leninha Brandão disse...

Triste constatação...vivemos em um mundo totalmente diferente daquele em que crescemos.Um mundo onde as pessoas conviviam e onde a amizade era genuína. Mesmo mudando de cidade , com hábitos totalmente diversos, sabíamos como travar novas amizades e nunca nos sentíamos como a pobre palmeira...solidão não nos atingia.Resta saber até quando a realidade competirá com o virtual...nossos netos serão para sempre palmeiras solitárias?

O Renasço Ocaso começou aqui: Quer ler? Vou gostar!

Sou por acaso o ocaso

Se sou ocaso Serei o fim Do sonho de estar  em vida? Ou serei Um sonho de transformar-me No sono daquilo que Se agiganta E me...